21 de março de 2012

Obrigado, Seu Arcõncio, Um Comunista de Verdade!

Há uma semana, o comunista (de verdade, diferente de meio mundo que nós aqui do Boteco conhecemos, que na hora em que o sistema joga dinheiro a rodo nas duas mãos , acabou a ideologia!) Arcôncio Pereira da Silva recebeu amigos para uma tarde regada a café e política, o assunto que fez parte de toda a trajetória do alagoano de Viçosa, bauruense por adoção. “Discutimos política. Ele estava com uma lucidez extraordinária, trocando ideias”, contou nesta terça-feira, abalado, o ex-guerrilheiro Darcy Rodrigues, um dos amigos presentes.

Arcôncio sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) nesta terça-feira de manhã e foi levado para o Pronto-Socorro Central. Amigos como Darcy e o professor Isaías Daibem, assessor de gabinete do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), se mobilizaram para agilizar a internação hospitalar, mas não deu tempo.

No meio da tarde de ontem, Seu Arcôncio, aos 96 anos, foi se juntar a Che Guevara, Marighella, Lampião, Zumbi dos Palmares,João Candido,Paulo Freire, Henfil, Betinho, Santo Dias, Gonzaguinha, Bezerra da Silva e tantos outros que inspiram tanto a velha guarda quanto a nova geração de militantes sociais a lutar. Deixa filhos e a mulher, Zuleide, com quem oficializou a união há quatro anos.  Segundo o memorialista Antônio Pedroso Jr., especialista em reunir as histórias dos militantes de esquerda de Bauru e amigo de Arcôncio, o velho comunista ainda aguardava a portaria que oficializaria sua anistia política pelo governo federal.  Pedroso também estava na conversa da semana passada.

Filiado ao PC do B desde a década de 1940, o ex-ferroviário virou símbolo da resistência ao participar da histórica greve de 1949, conhecida como a “greve de Triagem”. Foi demitido da ferrovia e perdeu os direitos políticos. Três prisões também fazem parte da trajetória de Arcôncio - no ano da greve, em 1964 e em 1970.

“Deixa uma lacuna, principalmente quando a classe politica não defende com clareza princípios ideológicos”, disse Pedroso Jr.  Segundo Darcy, que foi aliado do capitão Carlos Lamarca na guerrilha, o ex-ferroviário foi um ícone da esquerda e teve grande influência na sua formação de militante. “Ele fez o meu batismo político”.

Advogado e jornalista, Arthur Monteiro Jr. lembra de Arcôncio também como um ótimo declamador de poesias e um homem bom de conversa. “E manteve os ideais até o final da vida”, reforçou.

Na juventude, o comunista precisou brigar com o pai para sair de Alagoas. Queria conhecer outros lugares e estudar. O pai não aceitava. Tinha 15 filhos e não achava certo deixar um estudar e os outros não.  Arcôncio bateu o pé e seguiu seu destino em São Paulo. Vinte e cinco anos depois, voltou a Viçosa para visitar a família. Na última conversa com os amigos, contou que iria para Alagoas “comer peixe na Semana Santa”.

Pro senhor, Seu Arcõncio, úm comunista de verdade, que eu tive, ainda que por pouco tempo, a honra de conhecer pessoalmente, pois só seu sei o quanto eu tou escrevendo esse post de hoje com lágrimas nos olhos, e quem quiser duvidar da minha sinceridade , que diuvide, faço minhas as palavras da GRES Tom Maior, no Carnaval Paulistano de 2012 , no samba-enredo PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE:

Vem nessa amor... Vermelho e amarelo,Sumaré chegou!
A nossa bateria hoje vai dar um show,é  Sensação, vai te levar,na proteção de um exército celestial, arcanjos da corte divina,tocando o seu coração, mais amor, violência não! A luta da natureza pra não sucumbir,chega de ambição de poluir, isso não pode se concretizar...e a paz que eu sempre sonhei, não pode acabar!


É tempo de mudar, somos todos irmãos,e de mãos dadas vamos juntos nessa união...fazer o bem, sem distinção, por onde for...Paz e amor!


A esperança de um novo amanhecer,é  a criança, abençoado ser...se cuidarmos bem dará bom fruto, cidadão de fé, fraterno e justo,de boa vontade, feito poucos,que sempre lutaram pelos outros!


Estrela, no céu a brilhar,o samba não te esquecerá...
Linda trajetória, de sonhos e glórias,um "Marko" em nossa história!



Seu Arcõncio, eternamente nos coracões da galera aqui do Boteco do Valente, que nunca vai deixar de te amar!

Nenhum comentário: