27 de maio de 2013

DE QUE PATRIOTISMO VOCÊ ESTÁ FALANDO, CARA-PÁLIDA?


Num belo dia lá estava eu, tranqüilo e acompanhado de um amigo em uma lanchonete, até que durante a conversa eu digo que me recuso a torcer pela Seleção Brasileira de Futebol e o outro me criticando porque se deve ter amor a nossa pátria, tem que honrar a bandeira nacional, e eu nasci aqui, e que deveríamos ser muito patriotas. Ah... Quantas vezes já não ouvi isso... "Seja patriota"....Amigos 'patriotas', que adoram reclamar quando algum brasileiro se nega a torcer pela seleção de vocês: eu apenas gostaria de saber quantos de vocês realmente lutam pela melhoria do Brasil. Imagino que vocês todos sejam exemplos de cidadãos bem informados e bem educados. Imagino que vocês entendam sobre as nossas condições ridículas em saúde, educação, transporte, etc. Se sabem da importância dessas coisas, imagino que percebam que estão exercendo seu patriotismo de forma errada, pois torcer contra as tantas seleções que virão disputar a Copa de 2014 não vai melhorar em nada o nosso país. 
Nunca morei em nenhum outro país, portanto não sei como é o "amor pela pátria" por lá, mas aqui, no Brasil, as pessoas têm o costume de se acharem patriotas ao extremo, mas, na maioria dos casos, não passa de pura hipocrisia. Por quê? Simples, se você se acha patriota só por torcer fervorosamente para uma seleção esportiva, parabéns! Zeus está lá no Olimpo rindo às suas custas enquanto você acaba de declarar no Facebook que o Brasil é uma porcaria e você sonha morar em Paris. Dizem que temos que valorizar os "pertences" do Brasil, mas falam que os portugueses que descobriram esse país. Chama a comida daqui de gororoba, mas adora comer um hot-dog quando a fome aperta. Ouve música num MP3. Acessa o Orkut e o Facebook, entre outras redes sociais criadas por americanos. Elogia a comercialização dos produtos com mão de obra brasileira, mas só compra produto importado. Claro, não estou dizendo pra você começar a usar só produtos brasileiros e que é proibido criticar o país, mas, pelo menos, pare de se achar patriota só porque você gosta de futebol. 
Claro, não vejo problema nenhum em as pessoas quererem visitar lugares novos, sair um pouco da rotina, conhecer novas pessoas etc. O problema é ver alguns desses indivíduos criticando tudo que tem no Brasil quando estão fora. "O Brasil não é limpo assim, lá as coisas são tudo desorganizadas..." Claro! Você não mexe uma palha da cadeira pra jogar esse lixo na lixeira, prefere jogar na rua, e aí quando dá uma enchente, a culpa é sempre do prefeito, do vereador, do presidente, de não-sei-mais-quem ...Né, patriota? Não, não sou patriota, nem odeio o meu país. Não iria a uma guerra pra defender o Brasil, nunca gostei da seleção futebolística desse país (e jamais vou gostar, pois pra mim ela não fede e muito menos cheira), mas também não sonho em me mudar desse país pra sempre e não fico jogando lixo pela cidade. Acha-se "o" patriota? Bom, pare de sujar o país, deixe o "jeitinho brasileiro" de lado, não pense que futebol é tudo. Assim, quem sabe, as pessoas não começam a "respeitar" esse seu "patriotismo". 
Entendam de uma vez por todas que patriotismo não tem nada a ver com futebol, sendo assim a Argentina, o Japão ou qualquer outro time que por acaso venha a enfrentar o Brasil nesse torneio não são os vilões, enquanto há um monte de coisas que realmente ocorrem no Brasil, ou seja, problemas do nosso país que muitos preferem ignorar e fingir que não existem. Os vilões são nossos políticos. Eles sim, lesam nossa pátria com seus desvios de verbas públicas, seus salários estratosféricos e seu descaso com as necessidades da população. Nenhuma das seleções que virão jogar contra o Brasil nunca lesou esta nação! Os verdadeiros inimigos da pátria foram eleitos por vocês, e estão ocupando cargos públicos importantes. 
Ser patriota é lutar contra desigualdade social e corrupção,prestar mais atenção na hora de votar, ou seja ajudar seu país a se tornar melhor para todos os habitantes, e não torcer pela suposta seleção brasileira, que todo mundo acha que representa o povo, mas na verdade, representam mesmo é o bolso deles. Caso vocês saibam ler, procurem a definição de 'patriotismo' no dicionário, e se acharem o verbo 'torcer' nessa definição, é melhor trocarem de dicionário. Quer ser patriota? Proteste contra o aumento das passagens de ônibus! Proteste contra a miséria! Proteste contra as enchentes que ocorrem todos os anos por falta de infraestrutura urbana! Não me diga para quem torcer, ou não torcer. Isso é problema meu, e não tem nada relacionado a patriotismo. Tenho o direito de torcer para a seleção argentina, russa, japonesa, inglesa ou norte-americana, e também o direito de não torcer, se assim eu desejar.

Nenhum comentário: