2 de julho de 2010

Brasil: hexacampeão do quê?

Nada justifica a colocação do futebol no lugar de coisas realmente importantes do nosso país e de nossas vidas. Esse fanatismo que dá exagerada importância a um simples esporte deve se resumir em uma só palavra: alienação. Porque não procurarmos heróis de verdade para cultuar, ao invés de simples zés manés que correm atrás de uma bola?

O sonho do hexacampeonato mundial teve que ser mais uma vez adiado. Assim como na Copa de 2006, na Alemanha, o Brasil foi mais uma vez eliminado nas quartas de final de um Mundial. Com uma atuação irreconhecível no segundo tempo, a seleção deixou a Holanda dominar o jogo e acabou derrotada por 2 a 1, de virada. O título agora terá que ficar para 2014, quando o Brasil será o anfitrião do torneio. Os holandeses vão disputar a semifinal contra o vencedor de Uruguai e Gana, que ainda jogam nesta sexta-feira. Se passarem, chegarão na terceira final de sua história. O Brasil começou melhor na partida e deu a impressão de que conseguiria até uma vitória fácil. Com um futebol que envolveu a Holanda e deslocamentos do seu ataque, a seleção conseguia confundir a defesa da Holanda, que acabou levando o gol numa falha do seu miolo de zaga. Após um belo passe de Felipe Melo aos 9 minutos, Robinho bateu de primeira na entrada da área na saída do goleiro Stekelenburg. A Holanda tentou responder logo depois com Kuyt, mas Júlio César fez uma boa defesa. Na defesa, a seleção conseguia marcar bem as jogadas de ataque da Holanda. Robben foi praticamente anulado no primeiro tempo, com Michel Bastos sempre tendo o auxílio de pelo menos dois jogadores na marcação do craque. O Brasil seguia no ataque e quase ampliou numa bela jogada pela direita de Daniel Alves, que se livrou de Kuyt e cruzou para Juan chutar por cima do gol. Cinco minutos depois, foi a vez de Robinho, em sua melhor partida na Copa, tocar para Kaká na entrada da área e chutar da entrada da área para a grande defesa de Stekelenburg. A Holanda só foi perigosa numa cobrança de falta de Sneijder aos 35, mas Júlio César encaixou a bola com segurança sem dar chance para rebote. Aos 45, Maicon recebeu de Daniel Alves na direita e chutou forte, mas a bola foi para fora. O Brasil voltou para a etapa final irreconhecível. Depois de dominar o primeiro tempo, a seleção deixou a Holanda dominar o jogo e crescer na partida. Como resultado, aos 8 minutos, Sneijder levanta na área, Júlio César sai mal, a bola desvia em Felipe Melo e entrou. O Brasil tentou fazer o segundo aos 20 com Kaká, que chutou por cima do gol de Stekelenburg. Dois minutos depois, veio a virada holandesa. Após cruzamento na área, Kuyt desviou e Sneijder tocou de cabeça para o gol. Aos 28, Felipe Melo perdeu a cabeça e deu um pisão em Robben. O árbitro japonês Yuichi Nishimura viu e expulsou o volante brasileiro. Com a virada e a expulsão, o Brasil ficou abatido em campo, sentiu a virada e não conseguiu ter forças para buscar o empate. Enquanto isso, a Holanda se cansou de perder gols, mas acabou não sofrendo o empate. O hexa ficou para o Brasil em 2014, mas vamos fazer alguns apoatamentos a respeito disso:

1 - Dunga e sua boca grande, desprezando os jornalistas e se achando superior a tudo e a todos;

2 - Nossa Seleção, toda vez que classificava-se para a fase seguinte, saía cantando de galo:

3 - Chega o período da Copa do Mundo, aí sim, todo mundo se mostra brasileiro, chorando, fazendo loucuras, pintando rosto, enfeitando casas e carros. Pena que vemos isso só em quatro em quatro anos, pois depois que acaba a Copa todos voltam a sua mesmice, se esquecendo de sua pátria.

Não entendo tantas comemorações, existem tantas coisas erradas em nosso pais, o que o povo tem pra comemorar além de crimes, destruição da Amazônia, crianças sem escola, crianças mortas sem hospital, as CPIs, isso é somente um dos problemas do Brasil. Como pode um evento que acontece a cada quatro anos fazer o povo esquecer de tudo e comemorar algo? Me respondam, senhores ufanistas de plantâo! Eleições chegando, o povo nem sabe em quem votar, talvez votem por nome, ou por legendas, isso não esta certo.

Tantas coisas erradas acontecem, mesmo em dia de jogo, é uma afobação brava, todo mundo numa correria desnfreada pra sair do trabalho mais cedo, pessoas embriagadas dirigindo, muitos acidentes, pessoas sentadas nas janelas dos carros, agressões nas ruas, acidentes envolvendo ciclistas e pedestres, pessoas exibem garrafas de bebidas alcoólicas pela janela de carros como se fosse troféu, fico me perguntando, onde está as autoridades, patriotas de copa do mundo também. Em tanto que após dias de jogo, ninguém lembra de que é brasileiro, em dia de jogos você sai pela rua e só vê camisetas, tudo verde e amarelo, já dias após você não vê mais nada disso, somente tristes manchetes em jornais e estatísticas de acidentes, visto que vivemos em um país onde 99% da população é alienada, que se engana na base do samba, bunda e futebol. São meios que o sistema usa para explorar e se enriquecer em cima de um povo burro, ignorante e babaca. Isso se chama patriotice, ou seja, falso patriotismo. Se vocês tivessem a mesma disposiçâo com que torcem para o Brasil no período eleitoral, eu queria ver se esse país não mudava rapidamente! Não me agrada nem um pouco esse ufanismo imbecil.

Quem realmente merecia nosssos aplausos, nossa torcida são os trabalhadores, essa gente que sofre muito para tentar encontrar melhorias de todo o tipo para nossas vidas. Como aviso aos que justificam o fanatismo do futebol porque "nós temos os melhores jogadores", rebato dizendo que também temos trabalhadores e estudantes, que nos dão um grande orgulho, são lutadores. Não tem apoio de ninguém, nem sequer do governo. se esfolam em õnibus completamente lotados, ganhando um salário de fome mas para isso pouco recebem. E os seus trabalhos coisas realmente úteis para as nossas vidas. Coisas que interferem diretamente em nosso cotidiano. Mas quem liga para coisa séria?

Deveríamos apoiar muito os nossos trabalhadores e estudantes. Mas como ninguém apoia, muitos deles acabam saindo do país, a procura de reconhecimento profissional sério, que não há por aqui. Se acontece o mesmo com os jogadores (trabalho no exterior), o motivo nem sempre é o mesmo, já que jogadores são adorados lá e cá, mas pessoas comuns não. E o Brasil, hum, hum... Como dizia aquele antigo escritor... “Infeliz do povo que precisa de heróis”, e arremato aqui:infeliz do povo que tem os seus perto dele e não os reconhece! Não precisamos de heróis para “resolver nossos problemas” muito menos para nos servir como fonte de inspiração, chega de reverenciar os grandes “mitos”. Os problemas de uma sociedade só podem ser resolvidos através da educação, pois só com uma educação efetiva podemos formar cidadãos conscientes e capazes de descobrir o herói que está dentro de si próprio, pois assim teremos heróis de verdade que sejam aptos a intervir criticamente na sociedade e lutar contra as injustiças que temos em nosso país! Ou como diz Gabriel, O Pensador...


Futebol? Futebol não se aprende na escola..... 
No país do futebol o sol nasce para todos mas só brilha para poucos e brilhou pela janela do barraco da favela onde morava esse garoto chamado Brazuca,que não tinha nem comida na panela mas fazia embaixada na canela e deixava a galera maluca,era novo e já diziam que era o novo Pelé,que fazia o que queria com uma bola no pé, que cobrava falta bem melhor que o zico e o maradona e que driblava bem melhor que o Mané, pois é!
E o Brazuca cresceu, despertando o interesse em empresários e a inveja nos otários,inclusive em seu irmão que tem um poster do Romário no armário,mas joga bola mal pra....
O nome dele é Zé Batalha,e desde pequeno ele trabalha pra ganhar uma migalha que alimenta sua mãe e o seu irmão mais novo,nenhum dos dois estudou porque não existe educação pro povo no país do futebol... (Futebol não se aprende na escola....)
É por isso que Brazuca é bom de bola!

                                                         (REFRÂO)
Brazuca é bom de bola,Brazuca deita e rola,Zé Batalha só trabalha,Zé Batalha só se esfola!


Chega de levar porrada!
A canela tá inchada e o juiz não vê!

Chega dessa marmelada!
A camisa tá suada de tanto correr!

Chega de bola quadrada!
Essa regra tá errada, vâmo refazer!

Chega de levar porrada!
A galera tá cansada de perder!

No país do futebol quase tudo vai mal,mas Brazuca é bom de bola, já virou profissional, campeão estadual, campeão brasileiro,foi jogar na Seleção, conheceu o mundo inteiro,e o mundo inteiro conheceu Brazuca com a 10,comandando na meiúca como quem joga sinuca com os pés...
Com calma, com classe, sem errar um passe,o que fez com que seu passe também se valorizasse,e hoje ele é o craque mais bem pago da Europa, capitão da Seleção, tá lá na Copa,enquanto o seu irmão, Zé Batalha, e todo o seu povão, a gentalhada favela de onde veio, só trabalha,suando a camisa, jogado pra escanteio,tentando construir uma jogada mais bonita do que a grama que carrega na marmita...Contundido de tanto apanhar,confundido com bandido,impedido...Pode parar!!
Sem reclamar, pra não levar cartão vermelho,Zé Batalha sob a mira da metralha de joelhos,tentando se explicar com um revólver na nuca:
- Eu sou trabalhador, sou irmão do Brazuca!
Ele reza, prende a respiração, e lá na Copa, pênalti a favor da Seleção...

Bola no lugar, Brazuca vai bater....
Dedo no gatilho, Zé Batalha vai morrer....

O juiz apitou...PRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!

Tudo como tinha que ser:

Tá lá mais um gol e o Brasil é campeão...
Tá lá mais um corpo, estendido no chão!

                                                                   (REFRÂO)
Brazuca é bom de bola,Brazuca deita e rola,Zé Batalha só trabalha,Zé Batalha só se esfola!

Chega de levar porrada!
A canela tá inchada e o juiz não vê!

Chega dessa marmelada!
A camisa tá suada de tanto correr!

Chega de bola quadrada!
Essa regra tá errada, vâmo refazer!

Chega de levar porrada!
A galera tá cansada de perder!

O país ficou feliz depois daquele gol,todo mundo satisfeito, todo mundo se abraçou,muita gente até chorou com a comemoração, com orgulho de viver nesse país campeão...
E na favela, no dia seguinte, ninguém trabalha, é o dia de enterrar o que sobrou do Zé Batalha
Mas não tem ninguém pra carregar o corpo,nem pra fazer uma oração pelo morto...
Tá todo mundo com a bandeira na mão, esperando a Seleção no aeroporto!

É campeão....!
Da hipocrisia, da violência, da humilhação!

É campeão... !
Da ignorância, do desespero, desnutrição!

É campeão...!
Da covardia e da miséria, corrupção!

É campeão...!
Do abandono, da fome e da prostituição!

                                                               (REFRÂO)
Brazuca é bom de bola,Brazuca deita e rola,Zé Batalha só trabalha,Zé Batalha só se esfola!

Chega de levar porrada!
A canela tá inchada e o juiz não vê!

Chega dessa marmelada!
A camisa tá suada de tanto correr!

Chega de bola quadrada!
Essa regra tá errada, vâmo refazer!

Chega de levar porrada!
A galera tá cansada de perder!

(Ouçam aí, senhores patriotas de Copa do Mundo)
http://www.4shared.com/get/Tcr-2_e9/gabriel_o_pensador_-_brazuca.html


Nós todos deveríamos ser patriotas de fato durante todo o tempo, e não somente nos meses de Copa do Mundo, pois sabe do que o Brasil é realmente campeão ? Da hipocrisia, da violência, da humilhação, da ignorância, do desespero, da desnutrição, da covardia ,da miséria, da corrupção,do abandono, da fome e da prostituição, porque não valem de nada seis estrelas na camisa da nossa Seleção, se por aqui a desigualdade social é vista a níveis gritantes (o Brasil é pentacampeão no futebol, mas na igualdade social, não consegue nem subir para a Terceira Divisão)! Comemorem isso, agora, estourem seus rojões, façam buzinaços, o escambau... Vamos acordar! Chega de ser patriotas somente de quatro em quatro anos!

Nenhum comentário: