2 de julho de 2010

Oba! A repressão voltou! (cartum e artigo de Latuff)

TEM CHEIRO DE CHUMBO NO AR

*por Latuff

Roberto Carlos, a "Ternurinha" Wanderléa, "iê-iê-iê"... boas noticias pra quem tem saudades dessa época. Os bons tempos voltaram!

Seqüestros de figuras públicas, artistas e militantes de esquerda (ainda existe isso no Brasil?), invasão de teatros e casas de shows, atentados a bomba em redações de jornais, bancas de revistas e o envio de cartas-bomba. Estamos de volta aos chamados "Anos de Chumbo".

Mas, sabem como é. Ano novo, vida nova. Quem no passado era conhecido como "Comando de Caça aos Comunistas" agora volta a cena da repressão como "Frente de Ação Revolucionária Brasileira".

Estoura uma bomba num MacDonald's do centro do Rio e um dos ingredientes do artefato é um explosivo que só as Forças Armadas tem acesso. O Secretário de Segurança do Estado do Rio é um militar que atuou no DOI-CODI. Em São Paulo ressurge o DOPS com o nome de GRADI, cuja tarefa é fuçar os movimentos anti-globalização. E agora assassinatos politicos são assumidos por um suposto grupo de extrema-esquerda.

Se bem me lembro, quando militares tentaram detonar bombas durante um show no Riocentro em 1981, o objetivo era culpar a oposição e justificar uma repressão ainda maior.

Torturas, execuções e desaparecimentos. É, minha gente, os bons tempos da ditadura militar voltaram. E o que é melhor, em plena "democracia".

Pra falar a verdade, acho que estes tempos não vão voltar, porque na verdade eles nunca se foram...

*Latuff é cartunista e fotógrafo.

Email:: latuff@uninet.com.br

URL:: http://www.fzln.org.mx/archivos/multimedia/latuff/index.html

Nenhum comentário: