15 de maio de 2010

Exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes: uma praga a ser combatida!!!

São agora, exatamente 20 horas e 39 minutos, de uma sexta-feira qualquer, e eu estou em uma faculdade bem na zona Norte de Bauru. Mas ao mesmo tempo em que eu estou aqui, no laboratório de informática de onde eu estudo, há uma criança se prostituindo, ou sendo forçada a se prostituir nas ruas da cidade, ou está acontecendo coisa até pior com ela, quem sabe ela não está sendo violentada sexualmente por um adulto...

E aí, responsáveis de plantão???? Vai ser fácil dizer ¨ Isso não acontece com os meus filhos!!!¨? Ou vocês vão esperar acontecer algo para tomar providências contra essa peste (desculpe a grosseria, mas eu não encontrei termo mais adequado para definir uma monstruosidade dessas) que assola Bauru? Se você duvida do que eu estou falando aqui, vá depois das 10 horas da noite na Rua Ezequiel Ramos e confira com seus próprios olhos? Ué! Agora ninguém quer falar mais nesse assunto? Ou será que tem uma cambada de tiranos, de déspotas da lei, com medo de que os seus podres, que não são poucos, venham para fora?

Vamos! Se pronunciem! Ou essa é uma questão que só se deve ser tratada todo dia 18 de maio (foi exatamente no dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação (e continua chocando até hoje!), ficando conhecido como "Caso Araceli".), que desde então se tornou o Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes?

Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.

Quantas Aracellis mais vão ter que ser estupradas, violentadas, seqüestradas, espancadas e assassinadas em orgias extremamente regadas a drogas e sexo pra gente parar de olhar para o próprio umbigo e ver que uma coisa dessas não se trata só no dia 18 de maio, mas sim, enxergar que estamos, eu, você, enfim, nós todos, no meio de uma guerra encarniçada contra essa maldição que se abateu sobre as vidas de nossas crianças e adolescentes, hein? Só pra você saber, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00.

E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nesta trajetória, algumas conquistas já foram alcançadas, sendo o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes um forte exemplo destas conquistas. A implantação do referido Plano Nacional é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios.

Entretanto, ainda há muito por caminhar, e o "Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" deverá merecer um esforço de todos os atores protagônicos desta jornada, para que toda a sociedade brasileira possa despertar para o tema e tomar conhecimento das ações de enfrentamento, do ponto de vista político e operacional nos âmbitos local, nacional e internacional. Então, vamos logo com isso que o tempo urge!!!

Nenhum comentário: