2 de março de 2011

1987: SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO E PRONTO!

Sport Club do Recife, único e legítimo campeão brasileiro de 1987. Não adianta a imprensa marrom argumentar que o Flamengo disputou a Copa União, que apresentava os 16 melhores times do País no momento. Isso é uma meia verdade. Vamos aos fatos, amigos: em 1986, o Guarani foi vice-campeão brasileiro, perdendo na final para o São Paulo. O América do Rio de Janeiro chegou às semifinais.

Os dois clubes, porém, não faziam parte da lista destes 16 melhores. Como não colocar no Módulo Verde o vice-campeão nacional? Como deixar fora o alvirrubro carioca, que fez um belo Brasileirâo? Ninguém mudou a fórmula de disputa durante a competição, como falam por aí – ou tentam colocar esta informação como verdadeira.

A CBF estava preocupada em como realizar a competição nacional, diante da falta de recursos. O Clube dos 13, que engatinhava, anunciou que faria a competição, na forma de Copa União com estes 16 times. A CBF aceitou, mas teria que haver um Módulo Verde com outras 16 equipes e que teria que acontecer o cruzamento. O Clube dos 13 aceitou por conta de um argumento simples: na época, a arbitragem era da CBF. O Clube dos 13 não tinha como promover partidas sem árbitros. Teria que ter o respaldo administrativo e organizacional da CBF. Após a disputa das duas competições, o Clube dos 13 tentou de todo jeito melar este regulamento, mas a 10ª Vara da Justiça Federal acatou a ação do Sport para que nem o Conselho Nacional de Desportos, muito menos a CBF mudasse o regulamento. O mesmo veio a acontecer no Conselho Arbitral do Brasileiro de 1988, sem a unanimidade legal, o quadrangular foi mantido.


E o Oscar 2011 na categoria Melhor Ator vai para...
Clube de Regatas do Flamengo, pela brilhante interpretação na disputa do Brasileirão de 1987!

O processo foi para o STJ e o Sport ganhou em todas as instâncias. Uma vitória merecida e que, agora, diante de fatos políticos e mimos familiares querem mudar a história real do futebol brasileiro. Pena que a imprensa marrom está fazendo um carnaval daqueles. Um Flamengo que vive de aparências e da força de sua imensa torcida. Um clube endividado, com um valor que ultrapassa as dívidas de todos os grandes clubes do futebol nordestino. E que, mesmo assim, se acha o dono do futebol brasileiro. Felizmente, o Sport entrou na Justiça, reclamou seus direitos como único campeão brasileiro de 1987. Respeitar a Justiça deveria ser o mote da informação jornalística, principalmente quando se fala em tantas falcatruas e desvios públicos de verbas e tudo mais. Na hora que a Justiça Federal se posiciona a favor do Sport, nossos amigos do Flamengo se acham no direito de dizer que está tudo errado.

É uma pena! Mudaram o conceito jornalístico e não estou sabendo disso. Essa polêmica deixou de ser uma briga de um clube pernambucano. Virou um caso de toda uma região, que sofre com preconceito de todos os tipos. Não adianta falar que isso não existe por aqui. Sofremos e muito, quando viajamos, quando lemos reportagens pelos jornais, sites e TVs. Eles não enxergam na força do Nordeste, que esta é a região que mais cresce no País, que foram os nordestinos que fizeram os estados crescerem. Não adianta nada disso. Somos admiradores do povo nordestino e, por isso, sofremos contra os preconceituosos. Sei que vão dizer que isso não tem nada a ver com preconceito, mas quem viveu esses problemas, quem acompanhou essa guerra, sabe bem que isso existe e voltou com muita força, e ficam aqui alguns pontos a serem discutidos:

1. Leis, regras, REGULAMENTOS são feitos para serem cumpridos. Se não estamos satisfeitos, devemos lutar para modificá-los para o próximo momento. Em 1987, TODOS os clubes concordaram e assinaram o regulamento que prévia o cruzamento. O Sport e o Guarani de Campinas foram a campo e decidiram o Título.

2. Dizer que o módulo amarelo era uma "segunda divisão", ou é um desconhecimento completo, ou omissão da verdade. Com que cara vamos chamar o Módulo Amarelo de Segunda Divisão, se nele participava o vice-campeão brasileiro do ano anterior (1986), o Guarani de Campinas? Rebaixaram o vice-campeão? Seria uma decisão no mínimo estapafúrdia, para não dizer imbecil.

3. Por que será que se o departamento jurídico do Flamengo fosse tão bom, o STJ, maior corte decisória deste país para ações deste tipo, decidiria que o único Campeão Brasileiro de 1987 foi o SPORT CLUB DO RECIFE ?

Ou será que devemos defender que o Brasil seja agora juridicamente comandado dela dupla CBF/Globo?

Rasguemos então a Constituição do Brasil, e criemos uma “Nova Constituição da CBF/Globo”, onde nela deverá constar no seu primeiro artigo que o Presidente Ricardo Teixeira terá MANDATO VITALÍCIO.

4. O que a Justiça Federal fez hoje, foi através de uma medida cautelar, impelir a CBF a cumprir uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (transitada em julgado), que afirma ser o Sport o ÚNICO CAMPEÃO Brasileiro de 1987. Não está em discussão o mérito da questão, pois o mesmo já foi julgado, não cabendo mais recurso.

Não nos calaremos, como Brasileiros, Nordestinos, de Vários Lugares desse País e, principalmente, como cidadãos (e o Boteco do Valente soma junto nessa briga):
 
O Sport é o verdadeiro e único campeão brasileiro de 1987!
  É hora de o Nordeste,bem como todos aqueles que apreciam um bom futebol se unirem. Em torno desta causa e de tudo que for para derrubar o nosso futebol.
                                                    Parabéns Sport Recife! Vocês merecem!

Nenhum comentário: