4 de março de 2011

Definição Universal, Física e Espiritual de Mulher

Há quem diga que as mulheres sâo o sexo frágil (que lorota mais á toa!). Na concepção do Boteco do Valente, essa definição de mulher não corresponde com a realidade. As mulheres são obras-primas de qualidade inestimável, pois Deus quando criou-as, criou a sua imagem e semelhança conforme verso bíblico mencionado supra. E como pode um ser que foi criado à imagem e semelhança de Deus ser frágil?  A mulher tem capacidade de administrar, executar, delegar e cobrar os afazeres pertinentes a ela. Desempenham o papel primordial na família que é edificar o lar. Se a mulher for tola destrói, e se for sábia edifica o lar. Isto implica dizer que o sucesso da família, bem como de toda e qualquer atividade, pessoal ou profissional, depende da sabedoria da mulher.

Importante frisar que, o dia criado para comemorar o dia da mulher surgiu devido às constantes manifestações das mulheres por condições melhores de trabalho. E esta foi proposta no inicio do século XX no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorreu a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria.  Um dos protestos que merecem destaque na historia foi o de 1908 em Nova York, onde 15.000,00 mulheres marcharam pelas ruas da cidade exigindo melhores condições no trabalho como a redução da carga horária, melhor salário e o direito ao voto. Em decorrência deste acontecimento, em 28 de fevereiro de 1909 foi celebrado o primeiro Dia Internacional da Mulher nos Estados Unidos da América.

A socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de um dia Internacional da Mulher, que foi aprovada em 1910 na 1ª Conferência Internacional das mulheres em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista. No ano seguinte à Conferência, no dia 19 de março foi comemorado o primeiro Dia Internacional das mulheres na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Seis dias depois à comemoração supra, ocorreu um grande incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist que mataram 146 trabalhadoras, a maioria costureiras. O fato ocorreu devido às péssimas condições de segurança do edifício. Este sinistro incendiário foi o considerado o pior da história de Nova York até 11 de setembro de 2001. Para a socióloga brasileira Eva Blay este foi o marco que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

A mulher tem lutado pelo reconhecimento do seu espaço e de sua importância na sociedade ao longo dos anos. Já conquistaram diversas vitórias e derrubaram inúmeras barreiras. Sendo que hodiernamente, mulheres comandam grandes empresas, como empresárias, administradoras, advogadas, juízas, motoristas de ônibus/táxi’s... Enfim, com muita garra, força e determinação, conseguiram mostrar ao mundo que além de boas esposas, mães, donas de casa, podem ser excelentes profissionais no mercado de trabalho.

Estudiosos, cientistas e psicólogos têm admitido que em determinadas funções de chefia, a mulher é melhor que o homem, vez que ela é dedicada, organizada, sabe ouvir/aconselhar funcionários, utiliza a emoção (coração) e a razão nas decisões importantes da empresa,  e é por essas e outras razões que a partir de agora, o Boteco do Valente vai contar pra você uma pequena historinha que explica a importãncia desse ser magnífico nas nossas vidas:


Quando Deus fez a Mulher, Ele estava no sexto dia, trabalhando até depois do expediente. Um anjo apareceu e disse: "Por que Você está gastando tanto tempo fazendo isso? " E o Senhor respondeu: "Você viu a planilha de especificações técnicas dela? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico, ter mais de 200 partes móveis, todas intercambiáveis, funcionar com coca-cola diet, ter um colo que pode acolher criança, ter um beijo que pode curar qualquer coisa desde um joelho arranhado até um coração partido e ter dois pares de mãos."

O anjo ficou impressionado com as exigências. "Dois pares de mãos!!!" Não tem jeito! E isso é só o modelo básico? Isso é demais para um dia só de trabalho, deixe para terminar amanhã." "Não vou fazer isso", protestou o Senhor. "Estou tão perto de terminar esta criação, e está tão perto do meu coração! Ela até cura a si mesma quando está doente e é capaz de trabalhar 18 horas por dia, quando está obstinada."

O anjo se aproximou e tocou a Mulher. "Mas você a fez tão frágil, Senhor!"  "Ela é frágil sim," o Senhor concordou, "mas eu também a fiz resistente. Você não tem idéia do que ela é capaz de suportar ou conquistar" "E ela será capaz de pensar?", perguntou o anjo.

O Senhor respondeu: "Não só será capaz de pensar, como de argumentar e negociar." O anjo viu alguma coisa, e, estendendo a mão, tocou a face da Mulher. "Oh, parece que tem um vazamento nesse modelo. Eu disse que Você estava tentando colocar coisa demais nela."

"Isso não é um vazamento," corrigiu o Senhor, " é uma lágrima!"  E para que serve lágrima?" perguntou o anjo. O Senhor disse, "A lágrima é sua maneira de expressar alegria, tristeza, dor, desapontamento, amor, solidão, luto e orgulho."

Ai foi o anjo que passou a ficar emocionado. "Você é um gênio, Senhor! Pensou em tudo! Mulher é realmente impressionante!" "Sim! Mulheres têm forças que impressionam os homens. Elas suportam dificuldades e carregam fardos, mas mantêm a alegria, amor e o contentamento. Elas sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo que acreditam. Erguem-se contra a injustiça. Não aceitam "não" como resposta quando acreditam que há uma solução melhor. Acompanham um amigo assustado ao médico, só pela amizade. Amam incondicionalmente. Choram quando seus filhos se destacam e rejubilam-se quando seus amigos são premiados. Ficam felizes quando ouvem sobre um nascimento ou um casamento. Seus corações se partem quando um amigo morre. Elas se enlutam pela perda de um membro da família, no entanto são fortes quando se pensa que não há mais força. Sabem que um abraço e um beijo pode ajudar a curar um coração partido.

Mulheres vêm em todos os tamanhos, cores e formas. Elas vão dirigir carros, pilotar aviões, andar, correr ou mandar e-mails para mostrar o quanto elas se importam com as pessoas. O coração de uma mulher é o que faz o mundo continuar girando! Elas trazem alegria e esperança. Têm compaixão, idéias e ideais. Dão apoio moral a seus amigos e familiares. Têm coisas vitais a dizer e tudo a dar.

Texto dedicado a todas as mulheres que convivem direta e indiretamente na minha vida... só para lembrá-las do quão são admiráveis (pelo menos para mim), porque, se há um defeito nas mulheres, é que tendem a esquecer de si mesmas. E aos cuecas também,é lógico, para que nunca se esqueçam do valor que todas as MULHERES possuem... apenas para citar algumas:
- Sra. Aparecida Célia Custódio Florêncio (minha amada e estimada genitora,agradeço inifinitamente ao bom Deus por eu ser o que sou hoje, graças ao seu imenso amor e carinho dedicados a mim e a todos os que te procuram, a sua benção. mãe!);
- Sra.Orminda Antonio (in memorian - minha amada avozinha e madrinha - Dinda, como eu tem chamava quando eu era menino, mais viva do que nunca em meu coração);
- Sra. A.S. /Sec.Municipal do Bem Estar Social, Darlene Martin Tendolo (minha grande amiga pessoal e chefe dentro da Sebes - ops, tem um monte de mulherada que trampa lá comigo!-, saúde, raça e muita alegria pra você e sua genitora, por mim bastante estimada, a sua benção, Dona Zenaide!, hehehehe);
- Sra. Estela Alexandre Almagro - vice-prefeita municipal de Bauru (aquele abraço);
- Sra. Tatiana Calmon e todas as mulheres lá do SINFERRO (a luta não pára);
- Toda a mulherada do PCdoB-Bauru (ó a luta pegando fogo, parar não dá, o Socialismo tá perto !);
- Mulherada da Cohab IX de Julho (meu amado lar - e região - grandes guerreiras, que fazem o couro comer quando preciso!;
- Ana Paula Dionizio Lima (minha prima - muita calma nessa hora!);
- Sra. Elis Angela dos Anjos (minha coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera (bem como todas as colaboradoras, funcionárias e docentes de lá!) - Unidade Norte de Bauru - eu que o diga, com tantos números pra somar, hehe);
- Sra Aparecida Florencio - outra tia muito querida de minha parte!;
Sra. Ana Luiza - minha cunhada, pra casa de quem eu corro, quando quero sossego para a minha cabeça;
Sra Nadir Custódio Genebra - minha tia lá do Bauru XVI;
Mulherada dos dois lados da minha família - valeu a força!;
E a todas aquelas que eu não citei, os meus mais sinceros votos de um feliz Dia Interncional da Mulher!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.