8 de agosto de 2011

Manifesto aos povos da Colômbia (Simon Bolívar)

Aos povos da Colômbia

Colombianos:

Haveis presenciado meus esforços para implantar a liberdade onde antes reinava a tirania. 

Trabalhei com desinteresse, abandonando minha fortuna e mesmo minha tranqüilidade.

Afastei-me do poder quando me convenci de que desconfiáveis de meu desprendimento.

Meus inimigos abusaram de vossa credulidade e esmagaram o que me é mais sagrado: minha reputação e meu amor à liberdade.

Fui vítima de meus perseguidores, que me conduziram às portas do sepulcro. Eu os perdôo.

Afastando-me de vosso meio, meu carinho me diz que devo manifestar meus últimos desejos. Não aspiro à outra glória senão a consolidação da Colômbia.

Todos deveis trabalhar pelo bem inestimável da União: os povos, obedecendo ao atual governo para libertar-se da anarquia; os ministros do santuário, dirigindo suas orações ao céu; os militares, empregando sua espada para defender as garantias sociais.

Colombianos! Meus últimos votos são pela felicidade da pátria. Se minha morte contribuir para que cessem os partidos e se consolide a união, baixarei tranqüilamente ao túmulo.

Fazenda de São Pedro em Santa Marta, 10 de dezembro de 1830.

Simón Bolívar

Reproduzido de BOLÍVAR, Simón. Obras completas. v. III, p. 823-4.

Nenhum comentário: