8 de agosto de 2011

No dia 15 de novembro o Brasil “comemora” a Proclamação da República. O problema é que nem todos sabem que essa data não significa muito para nós. A historiografia tradicional pintou esse momento de nossa história como um maravilhoso evento, que nos libertou do governo imperial, lançando o país no desenvolvimento e na total independência política. Tudo isso é história para boi dormir, é poetizar mentiras factuais, a História.

Na realidade Dom Pedro II foi substituído por homens que desejavam apenas o poder, como o Marechal Deodoro da Fonseca. Em nenhum momento a instauração da República no Brasil teve participação popular, como é notado em toda América Latina. Pelo contrário, não somente parte do Exército queria o fim da Monarquia, mas também parte da camada urbana e os fazendeiros paulistas. Houve influência do Positivismo, marcando o caráter elitista dessa “proclamação”.

Não houve democracia alguma, mas sim uma centralização do poder no Executivo. O Partido Republicano Paulista, formado por cafeicultores, estavam preocupados em beneficiar-se apenas. As massas populares ficaram alienadas ao acontecimento. O Brasil continuou com uma política centralizadora e uma economia voltada à elite agrária, cafeicultores.

Enquanto a industrialização encontrava forças na Europa e Estados Unidos, a política republicana brasileira reforçava nosso caráter agrário. Karl Marx já elaborava uma pesquisa histórica de combate ao capitalismo e nós estávamos atrasados na monocultura cafeeira.

Houve acordos políticos, principalmente entre Minas e São Paulo, mas o povo continuou na mesma situação. Os desacertos de nosso país, a péssima educação e saúde, a falta de infraestrutura, a não-participação do povo na política, a corrupção parlamentar, a legislação oligárquica e outros problemas observados, já vem de momentos negros de nossa história, como esse.

 
No dia 15 de novembro deveríamos sentir vergonha dessa “proclamação”, não que eu seja monarquista, mas porque essa “proclamação” não trouxe benefícios para nós brasileiros, não significou nada para quem não tem terra para trabalhar, para quem não tem direito à educação, para quem mal tem uma casa para morar. O Brasil continuará na mesma lama enquanto nossa história for dirigida pela elite, pois essa visa somente seu lado.

Quando vamos comemorar nossa INDEPENDÊNCIA? Quando teremos uma república digna? Não vamos comemorar falências, o maldito Sistema!

Nenhum comentário: