17 de junho de 2010

Brasil:Nós Somos Seus Guerreiros!

Joana D’Arc, França. Fidel Castro, Cuba. George Washington, Estados Unidos da América do Norte.Todos os países possuem seus devidos heróis, todas as nações têm o seu exemplo para ser seguido. Mas o Brasil, qual o seu herói?

Seria Tiradentes? Não. Joaquim Xavier, foi apenas um bode expiatório, condenado por tentar promover uma revolução intelectual de uma pequena elite de Minas Gerais.

D. Pedro? É obvio que não. Uma independência falsa, feita pela elite, foi o único feito do nosso imperador burguês.

E a Princesa Isabel? Claro que não. Assinou a Lei Áurea somente para trazer de volta o prestígio do império. Libertou os negros, mas não os integrou a sociedade.

Parece ser difícil responder, mas não é. Basta olhar ao nosso redor e veremos que os heróis brasileiros somos nós: A dona de casa que trabalha para educar os filhos; os refugiados da seca que lutam por uma vida melhor; os estudaantes, que estão sempre lutando por uma escola/universidade cada vez melhor; os LGBTS que estão na briga por direitos; os moradores dos bairros, que lutam para que a periferia tenha mais direito de participação nas decisões do município; os índios que tentam sobreviver a uma extinção desumana; os negros que cada vez mais quebram as barreiras do preconceito; e você, que luta por todos os nossos companheiros, nunca se conformando e sempre sentindo indignação com todas as injustiças. A visão unilateral de um fato é sempre estopim para mortes. A ordem das coisas, mesmo que injustas, pode nos levar a tomar uma atitude ou a vivermos conformados. A escolha quem faz é o indivíduo.
Nós somos os heróis desse país, vamos dar o exemplo, vamos fazer dele uma terra melhor, onde a fraternidade, a força e a justiça correrão livremente pelas nossas veias!
De nada vale puxar a sardinha para só um lado. De nada vale silenciar a injustiça. De nada vale viver sem lutar. De nada vale o silêncio ético e bem comportado em momentos em que o grito é a única coisa certa a se fazer. 
Qual opção é a mais correta?  Viver sem olhar para os seres que estão ao nosso lado, para então nos fingirmos de cegos e termos uma desculpa para não ajudar, ou matar milhões de pessoas com a desculpa de ajudar outros milhões? Não sejamos tão extremados, mas sejamos sempre lutadores....
Se questões como essas te tiram o sono, então você precisa optar por um caminho a seguir. Todos algum dia questionam-se sobre o seu propósito individual, e os grandes seres humanos são aqueles que mesmo quando milhares estavam contra, ainda sim ergueram a cabeça e seguiram o que a voz interior lhes dizia.  Não importa o valor que as pessoas colocam em você, mas sim o valor que você coloca em você mesmo. Nunca tenha vergonha de abraçar uma causa enquanto milhares de pessoas te chamam de insano, porque mais vale lutar por uma verdade, mesmo que individual, do que viver para o sempre hibernado, fingindo-se de cego; Caminhando em meio a injustiça com passos de um figurante.  A vida nunca é isso ou aquilo, mas sempre isso e aquilo.  Não feche os olhos quando você sabe que está vendo tudo e mais um pouco. 

Nenhum comentário: