10 de junho de 2010

Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil

Na dificuldade de retirar as crianças carentes das ruas da cidade, a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) anuncia a intensificação do trabalho com os pais desses menores. A grande preocupação é o envolvimento com drogas. A secretária Darlene Tendolo admite até prostituição infantil em Bauru (agora voou pena pra todo lado na cidade!) . Em entrevista à repórter Lidiane Oliveira, a titular da Sebes explicou que foi concluído um levantamento pela pasta em que foram identificados 197 jovens que viviam nessas condições e hoje são atendidos pelos programas sociais da Prefeitura. No entanto, segundo a secretária, 25 deles não estão mais participando dos projetos.

Por isso, a Secretaria intensificou ações da equipe de busca ativa aos fins-de-semana e de visitas aos pais dessas crianças e adolescentes para responsabilizá-los. É que o levantamento indicou também que, em muitos casos, são adultos que incentivam a presença das crianças nas ruas, incluindo familiares. Para evitar que os jovens fiquem ''reféns'' desses adultos, Darlene pede aos bauruenses que não dêem dinheiro nos sinais quando abordados por crianças que fazem malabarismos ou propõem algum tipo de serviço.

A secretária da Sebes disse que está intensificando uma ação conjunta com participação do Conselho Tutelar, Grupo Empresarial de Apoio à Criança e Adolescente (GEA) e Polícia Militar, visando reprimir o aliciamento de crianças por adultos. O que causa a prostituição infantil são os clientes (os quais na maioria das vezes são maiores de idade e até pais de família). Se não houvesse clientes, não haveria prostituição, e para evitar deve-se denunciar!

As conseqüências da exploração sexual infantil são penosas como a perda da infância, supressão forçada da inocência, distúrbio de comportamento, a gravidez precoce, abandono dos estudos, infecção por doenças transmissíveis(DST), uso de drogas, condutas anti-sócias, aumento da geração de crianças de rua... Isto é irresponsabilidade social! A criança representa o futuro da humanidade. O que será da nossa civilização se adultos estão corrompendo, traumatizando e destruindo aqueles que amanhã serão os atuantes da nossa sociedade? Se pessoas maduras são os principais responsáveis pelo aumento da 2ª geração de crianças de rua?


E no período da Copa do Mundo, em plenos batuque da torcida verde-amarrela  e no  repique das vuvuzelas, a Sebes lançou hoje a  Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, que será desenvolvida no sábado, 12 de junho, dia que foi instituído pela OIT – Organização Mundial do Trabalho, como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, estimulando atos de mobilização na perspectiva de avançar o processo de conscientização da população sobre a gravidade do trabalho infantil, que coloca em risco o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes em situação de pobreza. O objetivo da campanha é mobilizar e articular a rede de proteção e promoção aos direitos das crianças e adolescentes, tendo como tema “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil” (se você quiser saber mais, é só colar no site http://www.oit.org.br/cartaovermelho/) .

No sábado, 12/06, das 9h30 às 11h30, serão realizados Pit Stops na Praça Rui Barbosa, Praça Portugal e no semáforo da Avenida Nações Unidas com a Rua Ibrahim Nobre, que são pontos estratégicos identificados na incidência de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, tais como: venda de balas e drops, malabares, coleta de materiais recicláveis e esmolando.
O desenvolvimento das ações com as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil ocorre nos territórios dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que atende 160 crianças em Centro de Convivência Infanto-Juvenil. No Brasil, milhões de crianças e adolescentes ainda trabalham e são privados de direitos básicos como educação, saúde, lazer e liberdades individuais. Muitas, ainda, estão expostas às piores formas de trabalho infantil e envolvidas em atividades que prejudicam de forma irreversível, seu pleno desenvolvimento físico, psicológico e emocional.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2002, com o intuito de mobilizar a sociedade e os estados para o grave problema do trabalho infantil, incentiva à realização de mobilizações no dia 12deJunho - DiadeCombate aoTrabalho Infantil.

Contando com o fundamental apoio do Estado Brasileiro, coordenado pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI) e da grande mobilização da Sociedade Civil, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o dia se tornou uma data nacional, por força da Lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007, que institui o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Ao longo dos últimos anos, a data tem ganhado importância e o reconhecimento da sociedade brasileira. Constitui-se, portanto, como um momento de sensibilização, mobilização e potencialização dos esforços empreendidos no combate e prevenção do trabalho infantil no Brasil.

Assim, em 2010, no Brasil, no espírito da Copa do Mundo de Futebol, foi lançada ( e nós do Boteco apoiamos , com toda a certeza!) a campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, que conta com o apoio do jogador Robinho da Seleção Brasileira.

Nossa proposta é que o Brasil, país mundialmente conhecido por seu desempenho esportivo e que será sede da próxima Copa do Mundo de Futebol, ocupe, novamente, posição de vanguarda nas iniciativas de combate ao trabalho infantil e proteção das crianças ( e isso não é conversa fiada, não, é algo muito sério!).

Em Bauru a Campanha conta com os patrocínios da CUT, Sindicato dos Químicos, Força Sindical, CGTB, SINDECTEB, tendo como apoiadores USC, JC, Bom Dia, TV Prevê, no desenvolvimento das atividades
(e o Boteco do Valente cola junto nessa briga!).
 
Participe dessa campanha.
Vamos driblar o trabalho infantil.
Educação de qualidade é a melhor jogada para uma infância digna.


JOGUE LIMPO COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
UM CARTÃO VERMELHO AO TRABALHO INFANTIL!


Um comentário:

PROGRAMA DESAFIO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.