17 de junho de 2010

Só existe crime organizado em sociedades desorganizadas!

Não são os bandidos que são organizados: a sociedade é que ainda não se organizou para combater os bandidos.

Ora, se gente safada, se pessoas bandidas, se indivíduos assassinos, se mentes corruptas, mesmo tendo contra si todas as estruturas físicas, todo o aparato logístico possível, todos as normas legais, todos os princípios éticos, todos os preceitos morais, todos os fundamentos religiosos e todas as práticas comunitárias, se, com tudo isso contra eles, os criminosos se “organizam”, fazem e acontecem, deitam e rolam, pintam e bordam, por que não se organiza, faz e acontece melhormente, maiormente, permanentemente, a grande maioria da comunidade, constituída de cidadãos pacíficos, organizações respeitáveis e autoridades responsáveis? Por quê?

Por que falam alto os bandidos e a comunidade emudece ou, quando muito, balbucia, gagueja, tartamudeia ou até caga nas calças de tanto medo? Por que arrotam arrogância e onipotência os facínoras e celerados e se acachapa e se humilha o povo? Por que parecem tão cheios de si os corruptos e tão vazios de tudo os carentes? Por que são tão seguros os que vivem à margem da lei e por que são tão inseguros os que a respeitamos? Enfim, por que reina o crime e a sociedade se avassala?

O problema, repetimos aqui, não é que o crime seja organizado: a sociedade é que se foi desorganizando ao correr dos tempos e ao cometer dos crimes. Somos nós, os que não matamos, não roubamos, não (nos) corrompemos, somos nós os “bonzinhos” e “honestos” que, de alguma forma, colaboramos para que o mal se instale, a impunidade se instaure. Não há nada de ruim que aconteça a uma sociedade que não seja com permissão dela (muitas das vezes pela omissão dela e, até, com o aval, o voto dela).

Como nós, os “certinhos”, frouxos, bundas-moles, não ocupamos a maior parte das fatias de poder, o bolo político, o butim financeiro, essa verdadeira pilhagem social que advém do banditismo político (ou do politiquismo bandido) é repartida entre os “cargas-tortas” — que, auxiliados por uma rede de pessoas bem-postas e por um tremendo cinismo, uma imensurável hipocrisia e uma baita cara-de-pau, vão atropelando tudo e todos que estão no caminho que leva ao dinheiro do Poder e ao poder do dinheiro.

Enquanto isso, ficamos aqui embaixo, rezando o catecismo do “bom senso” que é, em verdade, omissão; da esperança que é, verdadeiramente, passividade; da fé que, ao final, é comodismo, é covardia disfarçada de virtude. Ficamos confiando em Deus e nos confinando egoística e covardemente quando, aqui na Terra, no mínimo a responsabilidade deveria com Ele ser dividida.

Não “entramos” na “tal de política” porque “lá é tudo sacanagem”, e não devemos associar nosso sacrossanto nome a ela e ao que a ela se ligue. “Administração Pública (o puleiro) — disse um político menor, na presença de testemunhas — é para ladrões”. (A premissa, claro, é mais do que falsa, embora, infelizmente, ateste o nível de percepção a que chegou a gestão pública como corolário da Política).

A instituição “Política” não foi criada por Deus, como os Dez Mandamentos. A Política é coisa do homem e, em termos políticos, o que o ser humano faz, pode desfazer. Portanto, política ruim só pode vir de gente ruim, ou da parte ruim dessa gente — gente que quer ganhar Poder esquecendo-se do Dever, aumentar o patrimônio diminuindo a personalidade (a sua e a dos outros). Por conta disso, cultivam-se intrigas, comerciam-se cargos, industriam-se mentiras, trocam-se favores, geram-se leis, favorecem-se trocas, acomodam-se situações, aceitam-se imposições, engolem-se frustrações, vende-se a alma, enfim, tudo o que, em termos éticos, causa repulsa, asco, nojo — embora, ao final, o sodomizado continue sendo o povo.

Com um “clima” desse na Política, com a extrema percepção negativa que tem o povo dos políticos e da Política — onde, reforce-se, aprioristicamente “todos são ladrões” e “tudo não presta”—, em um ambiente assim bandidos só podem é se sentir em casa e se sentarem à mesa posta, que a comida é farta.

Podem até os marginais da Política ser minoria (e de fato o são), mas o poder de sedução do mal é tão grande no imaginário coletivo (e as últimas pesquisas científicas reconfirmam isso) que não tem adiantado muito mostrar a parede branca de virtudes da Política (e as há), pois que só será visto o ponto negro, pequeno, do vício que a enodoa e contamina, macula e fere, fere e fede.

É nesse lodaçal de vícios, é nessa lama amoral e imoral, é nesse charco pútrido e fétido (que ocupa pouca área do terreno político mas que o compromete), é aí o espaço onde crescem os descarados, o pântano onde vicejam os sem-escrúpulos, que se organizam em “societas sceleris” (sociedade de bandidos), desenhando uma árvore “criminológica” cujos galhos e ramos vão-se estendendo rumo a outras instituições públicas e privadas (Poder Judiciário, empresas, organizações classistas e comunitárias). E acontecem os desvios de influência, o tráfico de posições, os roubos, as mortes, a receptação, o acobertamento. Daí para a instauração, como regra, da estreiteza ética, da precariedade moral, da devassidão política, da obscenidade administrativa, pode ser um passo.

Portanto, contra o crime organizado, só uma sociedade mais do que organizada. E esta se faz com pessoas conscientes de seus vários e cada vez mais múltiplos papéis (no trabalho, na igreja, na organização comunitária, no sindicato da categoria, na associação de classe, no clube de serviço, nos momentos de ócio etc.). Faz-se, cumulativamente, com a participação político-social e político-partidária, com a ocupação de certos espaços de Poder hoje desgraçadamente apropriados por quem, como ser sociopolítico, não vale o que o gato enterra.

Contra o crime organizado, só uma sociedade mais do que organizada, quase perfeita — e esta não existe só na cabeça de idealistas: reside também na simples vontade da maioria simples do povo, a ser reforçada e tangida por seres indutores que, além de conhecimento de causa e honestidade de propósitos, tenham verdade na voz, alma nos olhos, sensibilidade no coração... e vergonha na cara.

Nenhum comentário: