17 de junho de 2010

Julgamento da História - Fidel Castro

Nome: Fidel Alejandro Castro Ruz
Data de nascimento: 13 de agosto de 1926
Origem: Biran, antiga Província do Oriente; Cuba
Principais feitos: Líder da Revolução Cubana e resistência ao isolamento imposto por países capitalistas.
Acusação: Ter traído e abandonado Ernesto Guevara de la Serna, o Che, nas selvas bolivianas.
Denunciantes: Dariel Alarcón Ramírez, o Benigno, e grande parte da mídia capitalista
Data que iniciou o julgamento: 17/6/2010









COM A PALAVRA A ACUSAÇÃO

* Fidel Castro sempre borrou as calças de  medo que Che se tornasse mais popular e recebesse mais destaque e importância do que ele em Cuba.
* Castro sempre instigou Che a lutar fora de Cuba.
* Ernesto  Che Guevara havia escrito sua carta de despedida a Cuba que deveria ser lida somente se viesse a falecer, mas foi lida logo que chegou a guerrilha do Congo.
* Cuba poderia ter subornado o governo Boliviano para tirar Che com vida da guerrilha que viria a fracassar, mas não moveu nenhum dedo pra isso.
* Fidel sabia que o Partido Comunista da Bolívia  sempre cagou e andou para a luta armada.
* Benigno foi um dos homens que esteve mais tempo ao lado de Che nos seus últimos meses de vida e luta. Acabou tendo que viver em Paris, onde recebeu ameaças de morte.

(Palavras de Benigno e de grande parte da mídia capitalista)

COM A PALAVRA A DEFESA
* Che sempre mostrou grande dedicação e amizade a Fidel Castro, inclusive no começo da Guerrilha Cubana lhe dedicou um poema intitulado "Canto a Fidel"
* A acusação de que Fidel instigava Che a lutar fora de Cuba não procede, pois o próprio Guevara deixava claro e não poupava palavras para dizer que seu maior desejo era seguir os ideais de Bolívar e libertar toda a América Latina, não querendo que seu futuro fosse atrás de uma mesa assinando papéis em Cuba.
* A carta de Ernesto é a principal prova escrita de que mesmo vindo a morrer jamais culparia o governo cubano e que não deixava Cuba por obrigação e sim por vontade própria. Os principais trechos são: “Sinto que já cumpri a parte do meu dever que me ligava à Revolução Cubana”.“Renuncio formalmente aos meus cargos na direção do partido, ao meu posto de ministro, à minha patente de comandante, à minha condição de cubano. Nada formal me liga a Cuba, somente laços de outro tipo, que não se podem romper como as nomeações”. “Eximo Cuba de qualquer responsabilidade”.
* A acusação de que Fidel havia abandonado Che vai por água abaixo com as seguintes declarações do próprio Guevara: “A Bolívia precisa ser sacrificada para que possam começar as revoluções nos países vizinhos”. “Vim para ficar e só sairei daqui morto, ou atravessando a fronteira atirando enquanto avanço”. Assim fica claro que Che Guevara jamais admitiria ser resgatado, preferia morrer e ser exemplo para milhões de corações revolucionários. Fugir seria humilhação e fracasso.
* Monje, líder do Partido Comunista Boliviano, jurou na frente de Che e de seu grupo guerrilheiro que daria todo apoio a eles, inclusive também pegaria em armas, mas por covardia e traição (bem como por ser frouxo) , abandonou completamente os guerrilheiros. Portanto, fica claro que também não procede a acusação que Fidel sabia do desinteresse do Partido Comunista Boliviano na guerrilha.
* Como Fidel Castro resgataria Che Guevara se a CIA também estava envolvida na caçada a ele? E para que Fidel mandaria reforços para a Bolívia? Na situação que se encontrava a guerrilha seria mandar os guerrilheiros direto para a morte.
* Pouco antes de Che ser assassinado, o agente da CIA Rodriguez, tenta envenená-lo contra Fidel, mas recebe como resposta: “A derrota foi culpa dos comunistas bolivianos que nos isolaram”.
* Não é novidade para Fidel Castro receber esse tipo de acusação a cada vez que morre algum importante "Cubano". Quando Camilo Cienfuegos morreu em 1959 os mesmos boatos foram levantados, mas se sabe que Camilo morreu na queda de seu helicóptero durante uma tempestade.
* Por que Benigno mesmo sempre suspeitando que Fidel era culpado pela morte de Che voltou para Cuba após a guerrilha boliviana e só saiu de lá em dezembro de 1995?
* Benigno mostra não ter coerência nas coisas que diz, pois junto com as acusações que fez a Fidel em 1997, levantou a hipótese que Fidel teria câncer e que usa o tempo inteiro uma camisa térmica para esquentar seus pulmões. É engraçado que mesmo 5 anos depois das declarações Fidel com mais de 70 anos e tantos problemas de saúde ainda esteja vivo.

(Palavras do próprio Che e de trechos tirados do livro CHE GUEVARA - UMA BIOGRAFIA de Jon Lee Anderson, a maior biografia de Ernesto "Che" Guevara)

COM A PALAVRA O JÚRI
Fidel Castro é culpado ou inocente pela morte de Che Guevara?
 

Nenhum comentário: