17 de junho de 2010

Pobres Americanos (ou Aqui Se Faz, Aqui Se Paga!)

Pobres Americanos,
Pobre Obama,

Vamos apoiar os Estados Unidos, vamos lhes dar força e razão, passar a mão na sua cabeça, enviar tropas, comida e munição. Vamos lhe dar também dinheiro, por que não? Afinal uma guerra custa caro.

Pobres Americanos, coitadinhos deles, bem como do seu presidente, Barack Hussein Obama (como dizem os Racionais MCs, "Ovelha branca da raça, traidor! Vendeu a alma ao inimigo, renegou sua cor!" ), vocês estão sofrendo tanto, nunca sofreram nada, como é que eles estão?

Pobres Americanos, vamos deixar que vocês bombardeiem o Afeganistão, eles já estão acostumados a conviver com guerras, fome, miséria e destruição, agora os Pobres Americanos não, ninguém deve mexer com eles, afinal é deles a maior nação.

Pobres Americanos, vocês são tão inocentes, nunca fizeram mal a ninguém, a não ser financiar guerras, implantar ditaduras, a vencerem a corrida armamentista, a explorar países no mundo inteiro, exportar uma porrada de enlatados, e tudo quanto foi porcaria, pros quatro cantos do mundo, dominando e erradicando a cultura de outros países, a perseguirem aos que eles acham subversivos, a obrigarem países a obedecerem suas leis, impor sanções econômicas, desrespeitar o Protocolo de Kyoto, e o pior, só conseguiram o apoio dos países civilizados, leia-se: Inglaterra, França, Itália, Austrália, e vejam só que engraçado até do Japão. Quem diria? Isso sim é que é perdão.

Pobres Americanos, nós, do Boteco do Valente, temos dó das nações do mundo, das multidões de esfomeados e miseráveis que vocês, americanos (conhecem a história do Frankenstein? Então, vocês sabem, e muito bem, por sinal, do que nós estamos falando , e aqui estamos falnado como pessoas crescidas!), ajudaram a criar, dos infelizes que serviram de cobaia para suas criações cyberpsicocatastroficas, cogumelos atômicos recheados de radiação, armas químicas, biológicas, armas que hoje estão sendo usadas contra vocês, isso também é engraçado, não é mesmo,Pobres Americanos, que agora estão com uma crise daquelas no pescoço?

Por mais uma vez na história, a força, a guerra aparece em forma de conquista, em forma de destruição de outras culturas, de outros povos, de seres humanos. Não, a guerra não mata somente ditadores, tiranos, criaturas malignas. A guerra, mesmo que seja feita com sofisticados mísseis de precisão, mata crianças, jovens, idosos, extermina riquezas, sentimentos, sonhos. Enquanto uns choram a perda de seus irmãos, outros temem ser as próximas vítimas, já outros, racham o bico de dar risadas com a desgraça alheia. 


Na Antiguidade, a guerra era constante, temos Esparta sempre pronta pra lutar, para conquistar territórios. Temos Roma, um império grandioso, imenso, escravista, colonizador. Na Idade Média, temos a guerra como a resolução dos problemas, fossem eles religiosos, territoriais ou políticos. Na Idade Moderna, temos a colonização de vários povos africanos e americanos, o massacre de culturas indígenas, a escravidão. Chegando na nossa Idade Contemporânea continuamos vendo o sangue se espalhar pelo planeta Terra, fora os massacres promovidos contra o povo devido à revolução industrial, às ditaduras, os preconceitos, nos vemos agora de frente ao seu império, ditando regras ao mundo, se achando polícia planetária e usando mão-de-ferro para com todos que entrem no seu caminho.

Não é a primeira vez que vocês, muito metidos a senhores do mundo, a gostosões, se acham com direito de intervir militarmente em outros países, mesmo que essa intervenção seja injusta e cruel. A América Latina é uma das principais vítimas do  seu imperialismo.Enorme parte dos países latino- americanos já foi vítima de ditaduras militares impostas por vocês.

Como exemplo extremamente marcante temos a derrubada e a morte do presidente Salvador Allende, a perseguição de vários militantes de esquerda e o poder entregue nas mãos de um dos mais sanguinários ditadores, o general Pinochet. Intervenções não param por aí, o Afeganistão foi o último exemplo antes da “Guerra do Golfo II”.

Como desculpa, já que vocês têm sempre uma (e das mais esfarrapadas, pra piorar!), foram usados os ataques ao WTC. Osama Bin Laden era o mal em pessoa e vocês, liderados pelo seu presidente anterior, George Bush (que não difere em nada do Obama!) foram para a conquista de mais um povo, divulgando, com o apoio de toda a mídia neoliberal que iam em nome do bem, para defender o planeta e libertar o Afeganistão de mais uma ditadura. Em momento algum vocês disseram que Osama Bin Laden foi, em tempos de Guerra Fria, patrocinado por vocês para lutar contra a URSS. Ou seja, Laden é nada mais nada menos do que um fruto de vocês.

Como última vítima dessa política imperialista de vocês tivemos o Iraque. A desculpa da vez foi a presença de armas nucleares em solo iraquiano, com o decorrer da guerra e o governo  de vocês foi criando outras desculpas como libertar os nativos do país da ditadura de Saddam Hussein, que enquanto não foi condenado a morte, vocês naõ sossegaram o facho, não esquecendo que esse ditador certa vez já havia atacado o Irã com o apoio dos atuais inimigos, vocês.

Mas, a grande verdade é que o principal motivo da guerra foi o Iraque ser o segundo país com maiores reservas de petróleo no mundo. Porém, não podemos resumir a isso o motivo dos ataques como alguns opositores fizeram. Os economistas apontam que  vocês passam por uma  crise econômica de vender até as suas cuecas pra pagar as suas divídas, além disso, o governo de vocês é portador de um terrível etnocentrismo. Assim como vocês atacaram o Iraque para sugar seu rico petróleo, atacaram também por não admitir sua religião e os hábitos de seu povo. Quiseram vocês fazer uma espécie de nova cruzada.

Como resultado, tivemos mais uma vez a morte de vários civis, alguns chegaram a enfrentar nas ruas os soldados norte-americanos. Pobres iraquianos, morriam enquanto o finado Saddam Hussein fugia mais uma vez, escapara das garras do Bush pai e agora do Bush filho. O Iraque acabou se tornado uma presa fácil, já que antes de ser vitimado por armas era vitimado por um embargo econômico.

Vocês permanecem  até hoje  com seu pensamento de invencibilidade, acreditam que seu poderio militar (venham cantar de galo aqui no Brasil, pra ver o que é bom pra tosse!)  é suficiente para impor sua política, economia e cultura para todo o planeta. Já possuem cerca de 132 países com bases militares sob seu domínio, inclusive está no seu pensamento instalar uma base militar em Alcântara, no Brasil.

Devemos todos nos voltar contra essa política imperialista que vem de vocês. Chegou a hora de todo o planeta se voltar contra o terror que  vocês provocam no mundo. São vocês os terroristas, os quais com seus pretextos não só estão tentando invadir o oriente, mas a Colômbia, a Venezuela e futuramente quem sabe, vocês não encontrem um motivo para entrarem no Brasil e tomarem conta da Floresta Amazônica (vocês que  tentem, ou pensem, em relar uma pata que seja, na nossa Amazõnia, que aí vai feder,  e como vai feder, bem feio pro lado de vocês, pois vocês vão voltar pro seu país chutados feito cachorros, pois nesse dia, vocês vão saber o que é resistência popular, quilombola, caiçara, sertaneja, urbana, caipira e cangaceira, porque  vai descer o Brasil todo em peso, mas uma banca toda, pra dar um cacete daqueles em vocês, seus moleques!).
Pobres Americanos, tentem entender de uma vez por todas, que na globalização não pode haver exploradores e explorados, incluídos e excluídos, que é necessário globalizar também a miséria, que vocês escondem, por serem tão racistas e preconceituosos quanto foram os Alemães (por que vocês não soltaram o Mumia Abu-Jamal, que até agora está no corredor da morte, ainda?) .

Lembram? Lembrem ainda, que nem tudo na vida e no mundo pertence a vocês, que o mundo já existia e girava, como ainda gira, antes da existência de vocês aqui na terra, que aliás, já era redonda, que sobre ela já existia água, céu, florestas, povos de diferentes religiões e nações. Será que vocês não se dão conta disso, ou é preciso alguém atirar mais aviões em seus prédios e matar mais inocentes? Todos os grandes impérios da história tiveram um fim. Chegou a hora de nós darmos fim ao de vocês  e começarmos uma fase onde pelo menos a cultura e a autonomia dos povos sejam respeitadas.Não se esqueçam que o mundo é de Deus, e não dos prepotentes!

Pobres Americanos, nós temos dó de vocês, seu bando de cínicos ,porque, como dizem Sá e Guarabyra,"Aqui se faz, aqui se paga/você jurava que não tinha, perigo/mas o castigo sempre vem, a cavalo/ e o xerife sempre acorda, mais cedo/ você tem medo, e finalmente, naufraga / AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA!" 

Boteco do Valente
BAURU, INTERIOR PAULISTA, BRASIL

Nenhum comentário: