17 de junho de 2010

Julgamento da História - Princesa Isabel


Nome: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, ou Isabel, a Redentora
Ano de nascimento: 1846
Ano de óbito: 1921
Origem: Rio de Janeiro, Rio de janeiro. Brasil
Principais feitos: Assinou a Lei Áurea
Acusação: Libertar os escravos somente por interesses elitistas (e só pra se aparecer)
Data que iniciou o julgamento: 17/6/2010









COM A PALAVRA A ACUSAÇÃO

* Ela era pró-abolição só se for na sua caneta, com a qual ela assinava  tudo quanto é papelada, mesmo porque ela jamais mostrou outro tipo de luta e força contra a escravidão e estava cagando e andando pros escravos .
* A Lei do Ventre Livre, a qual foi assinada por ela, é uma lei que declarava que os filhos de escravos nascidos a partir de 1871 eram livres. Porém as crianças ficariam sob tutela do senhor até a idade de 8 anos. A partir daí, o senhor poderia optar por entregar a criança ao governo em troca de uma indenização ou utilizá-la em trabalhos úteis até a idade de 21 anos, como pagamento por sua manutenção(ou seja, só funcionava no papel).
* Libertou os escravos porque a mão-de-obra escrava era considerada pra lá de atrasada, em tempos de capitalismo.
* Assinou a Lei Áurea, mas não integrou os negros à sociedade, que se viram analfabetos, sem preparo para o trabalho livre, sem apoio do Estado, os negros libertos nos campos regrediram a uma economia de subsistência e, nas cidades, passaram a viver de biscates, engrossando as fileiras dos miseráveis subempregados, ou seja, jogou a negrada ao deus-dará.

COM A PALAVRA A DEFESA

* Apoiou o movimento para a extinção da escravatura.
* A Lei do Ventre livre, assinada por ela, representou os primeiros passos para a Lei Áurea e a definitiva libertação dos escravos.
* Assinou a Lei Áurea, que libertou definitivamente os escravos e a tornou querida por boa parte do povo.

COM A PALAVRA O JÚRI

A Princesa Isabel pode ser verdadeiramente considerada um ícone da luta contra a escravidão ou ela assinou a Lei Áurea só pra fazer bonitinho?

Nenhum comentário: