30 de junho de 2010

DIVIDA E CONQUISTE

(extraído do livro "Terra Tóxica é Boa para Você!" de John Stauber e Sheldon Rampton, Editora Imprensa Coragem Comum)
É importante estar atento aos meios pelos quais esses grupos no poder subvertem grupos radicais usando meios indiretos- isto é particularmente comum com grupos de ativistas onde a ação policial sobre eles acaba por fortalece-los ao invés de prejudicá-los . A estratégia do "divide e conquiste" mostra como são classificadas as personalidades ativistas, e como eles os manipulam. Neste caso particular, estão enfocando grupos ambientalistas, mas pode ser aplicado a qualquer grupo de ação. Determine onde você está na classificação de Duchin, assim você pode estar pelo menos atento às tentativas de manipulação e evitar que você abandone seus ideais apoiando o estado atual.

Lidando Com Radicais, Oportunistas, Idealistas e Realistas

Desde os dias de Aristóteles, os doutores da arte da retórica afirmam que endossar as palavras dos oponentes leva mais poder persuasivo que qualquer coisa que eles podem dizer para eles. A indústria de relações públicas cultiva ativistas que podem ser cooptados para trabalhar contra as metas do seu próprio movimento. Esta estratégia foi meticulosamente esboçada em detalhes por Ronald Duchin, vice-presidente senior da PR e pelos espiões Mongoven, Biscoe e Duchin. Formado na Escola Superior de Guerra do Exército dos EUA, Duchin trabalhou como assistente especial do Secretário de Defesa e diretor de negócios públicos para os Veteranos de Guerras Estrangeiras antes de se unir ao MBD. Em 1991 falando na Associação Nacional dos Pecuaristas, ele descreveu como o MBD trabalha na divisão e conquista dos movimentos ativistas.

Ativistas, explica ele, são compostos de quatro categorias distintas:
os "oportunistas",
os "realistas".
os "idealistas"
os "radicais",

 
Ele esboçou uma estratégia de três passos:

(1) isole os radicais;
(2) "trabalhe" os idealistas e "os transforme" em realistas vistosos; então
(3) coopte os realistas para concordarem com a indústria.

Radicais

De acordo com Duchin, ativistas "radicais" querem mudar o sistema e são levados a proceder assim por motivos sóciopolíticos subjacentes e por enxergarem as corporações multinacionais como um mal inerente às organizações. Suas entidades não confiam nos governos federal, estadual e local para os proteger e salvaguardar o ambiente. Eles acreditam, bastante, que os indivíduos e grupos locais deveriam ter poder direto em cima das indústrias.... Eu categorizaria as suas reivindicações principais em justiça social e poder político".

Idealistas

Idealistas "são difíceis de negociar". Eles "querem um mundo perfeito e acham isto fácil de fazer quando carimbam qualquer produto ou prática como uma coisa ruim. Por causa do seu altruísmo intrínseco, e por inspirarem confiança, a mídia acredita piamente neles e ganham público ao defenderem suas posições, às vezes até mesmo diante dos políticos". Porém, os idealistas têm um ponto vulnerável. Se você conseguir convencê-los de que a sua posição em oposição a uma indústria ou a seus produtos causam dano para os outros e não podem ser justificados eticamente, eles se vêem forçados a rever suas posições.... Dessa forma, a estratégia é negociar com o realista e educar o idealista. Geralmente este processo de educação requer grande sensibilidade e entendimento por parte do pedagogo". Através das contradições, os oportunistas e realistas são mais fáceis de manipular.

Oportunistas

Duchin define os oportunistas como pessoas que se ocupam do ativismo em busca de "visibilidade, poder, seguidores, e talvez, um emprego seguro.... A chave para lidar com oportunistas é lhes proporcionar pelo menos a percepção de uma vitória parcial".

Realistas

Os realistas podem viver com comércio informal; trabalharão dentro do sistema; não se interessarão por mudança radical; serão pragmáticos. Os realistas sempre percebem a prioridade mais alta em qualquer estratégia que lida com um assunto de política pública... Se sua indústria pode estabelecer estas relações prosperamente, a credibilidade dos radicais irá para o espaço e os oportunistas poderiam ser contatados para compartilhar na solução política final".

Nenhum comentário: