17 de junho de 2010

Julgamento da História - Tiradentes

Nome: Joaquim José da Silva Xavier, O Tiradentes.
Data de nascimento: Sabe-se lá Deus quando
Data de óbito: 21 de abril de 1792
Origem: São João del Rei (atual Tiradentes), Minas Gerais. Brasil
Principais feitos: Atuou na Inconfidência Mineira
Acusação: Ter sido nomeado pela República herói nacional sem merecer e sem lutar verdadeiramente pelo povo.
Data que iniciou o julgamento: 17/6/2010









COM A PALAVRA A ACUSAÇÃO

* Tiradentes não pode ser considerado um herói nacional, pois em um país com grande população mestiça e negra seu ícone jamais poderá ser um racista, como Joaquim José, que jamais pensou em libertar os escravos, muito pelo contrário, chegou a ter 4 negros que o serviam em suas pequenas posses.
* A imagem carismática e popular de Tiradentes criada pela república, de um homem pobre, trabalhador e humilde, não se assemelha em nada com ele, que era ganancioso (leia-se olho gordo), tinha uma vida próxima da elite (almofadinha), chegou a traficar ouro das minas em que trabalhava (era um tremendo 171) e só queria explodir a revolução (meter o pé no balde)   para que pudesse acabar com suas dívidas e de seus companheiros junto a corte, pois ele estava devendo até as cuecas para a Coroa.
* Era fascinado pela Independência dos EUA e pela Revolução Francesa, movimentos que levaram as elites ao poder.
* Só recebeu tanto destaque no movimento mineiro, bem como a função de mandar pro cemitério o governador de Minas Gerais, pois seus amigos o consideravam meio doidão e sangue nos olhos.
* É patético termos um herói que tenha tido até a fisionomia alterada. A República do Brasil precisou alterar sua aparência, lhe colocando barbas e cabelos compridos até na hora do enforcamento, para se assemelhar a Jesus Cristo, coisa que jamais existiu, pois Tiradentes era alferes do exército e não podia usar barba. Como foi condenado a morte, era obrigatório o uso de cabelos curtos e barba feita na hora do execução.
* Sua sonhada revolução burguesa não conseguiu triunfar e foi fortemente reprimida pelo terrível império. O Brasil possui muitos nomes mais importantes que conseguiram levar seus movimentos a pontos muito mais interessantes, como Zumbi e Antônio Conselheiro por exemplo.

COM A PALAVRA A DEFESA

* Joaquim José merece esse destaque na nossa história pois em tempos monárquicos foi um dos primeiros a pensar em República no Brasil, mesmo que ele ainda possuísse alguns preconceitos.
* Era o que possuía menos dinheiro entre os inconfidentes, e o único que não tinha nenhum tipo de proteção por parte da monarquia.
* Chegava realmente a contrabandear ouro das minas em que trabalhava, mas isso era um hábito muito praticado na sua época já que os impostos eram sempre caríssimos.
* Acabou se tornando o nome mais importante da Inconfidência Mineira, sendo incumbido de assassinar o governador de Minas e divulgar o movimento.
* Depois de preso jamais implorou por sua vida. Assumiu realmente querer revolucionar Minas Gerais e se intitulou o único culpado pelo movimento, dando um grande exemplo de coragem.
* Depois de morto, foi esquartejado e as partes de seu corpo expostas em Minas. Sua memória foi declarada infame, sua casa foi destruída e o terreno foi salgado para que ali as plantas não mais crescessem. Um final trágico, digno de um herói nacional.

COM A PALAVRA O JÚRI

Tiradentes pode ser considerado um herói nacional?

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.