17 de junho de 2010

Julgamento da História - Lampião

Nome: Virgulino Ferreira da Silva, O Lampião
Ano de nascimento: 1900
Ano de óbito: 1938
Origem: Serra Talhada, Pernambuco. Brasil
Principais feitos: É considerado herói por muitos brasileiros e  Rei do Cangaço pelo povo nordestino
Acusação: Não merecer o título de herói nacional
Data que iniciou o julgamento: 17/6/2010








COM A PALAVRA A ACUSAÇÃO
* Lampião jamais teve uma grande formação política,  era o capeta em pessoa , de tão ruim que ele era, do tipo que atirava primeiro para perguntar depois, e nunca procurou usar sua valentia para mudar verdadeiramente a vida do povo do sertão. Preferia fazer alianças com chefes políticos, protegendo os interesses de fazendeiros.
* Durante a Coluna Prestes, foi contratado por Padre Cícero para lutar contra ela e não deixar que ela levasse informações que pudessem enfraquecer as oligarquias e levantar o povo contra o governo injusto e atrasado.

COM A PALAVRA A DEFESA

* Lampião teve uma infância conturbada, marcada pela violência do sertão nordestino e por brigas entre famílias, enfrentou todos esses problemas e conseguiu se tornar um homem que caiu na graça de muitíssimos nordestinos.
* Sua coragem, bravura e vida intensa caracteriza muito o valente povo do Nordeste.
* Lampião foi uma figura importante para a cultura brasileira, atribuem-se a ele várias poesias e composições populares. Seu nome é sempre constante na literatura de cordel.
* Os membros de seu bando, perfeitamente organizado e disciplinado, não podem ser chamados de bandidos incultos, pois muitos eram poetas e compositores populares.

COM A PALAVRA O JÚRI

Lampião é verdadeiramente um herói nacional?

Um comentário:

SOS DIREITOS HUMANOS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.