17 de junho de 2010

Julgamento da História - Josef Stálin

Nome: Ossip Vissarionovitch Djugatchvili, ou pra quem queira, Josef Stálin
Ano de nascimento: 1879
Ano de óbito: 1953
Origem: Gori, Geórgia.
Principais feitos: Participou da Revolução Russa e se tornou chefe de estado soviético
Acusação: Ser ditador e ter jogado muita merda na história do socialismo
Data que iniciou o julgamento: 17/6/2010






                                        
COM A PALAVRA A ACUSAÇÃO
* Josef Stálin mandou dar sumiço, durante os Grandes Processos de Moscou,  em antigos líderes do Partido Comunista, e até mesmo em companheiros de Revolução Russa, por se oporem a alguns pontos de seu governo.
* Stalin defendeu que o socialismo fosse instalado na marra na Geórgia.
* Lênin, antes de morrer, deixou um testamento onde dizia que Stálin não deveria continuar como secretário geral , e sim  levar um belo pé na bunda pra fora do Partido, por estar se tornando muito autoritário.
* Reprimiu os camponeses, durante à chamada Coletivização Forçada, levando milhares à morte.
* Fez uma baita cagada, ao não ver o nazismo e o fascismo como uma ameaça desde o princípio, preferindo acreditar que surgia um irmão gêmeo da social democracia, como ele mesmo tinha dito.
* Um agente soviético, durante o governo de Stálin foi, responsável pela morte de Trotsky, inimigo político de Stálin. Esse agente acabou preso, só que foi sustentado, não se sabe por quem, em uma cadeia de luxo no México.
* Após sua morte, Nikita Kruschev, divulgou o famoso Relatório Kruschev onde veio umaporrada de  crimes de Stálin pra fora, acusando-o de ditador e denunciando seu culto à personalidade.

COM A PALAVRA A DEFESA

* Stálin saiu de baixa classe social (era do povão), se destacou como revolucionário na Revolução Russa, sofreu várias deportações, trampou como redator-chefe do Pravda, comissário do povo para as nacionalidades e secretário-geral do Partido Comunista, antes de se tornar chefe de estado.
* Foi habilidoso político, sabendo derrotar o favoritismo de Trotsky na sucessão de Lênin e assumindo o poder na URSS.
* Aplicou os Planos Qüinqüenais, que desenvolveram de forma excelente e impressionante a URSS, industrializando e modernizando o país, privilegiando a produção de aço, máquinas, energia elétrica e minérios.
* Em seu governo diminuiu em 30% o analfabetismo, grande parcela da população passou a ter acesso a educação, creches e escolas davam segurança às mães trabalhadoras que podiam contar com bons serviços,e os hospitais e serviços de saúde passaram a ser utilizados pela maioria da população.
* Stálin derrotou o nazismo na segunda guerra mundial. A URSS segurou o rojão na raça e botou as tropas da Alemanha nazista pra correr, se mostrando completamente fortalecida pela política de Stálin.

COM A PALAVRA O JÚRI

Como você vê o governo de Stálin?

Nenhum comentário: