22 de junho de 2010

PROJETO POPULAR - Democratizar a informação

"Devemos democratizar a informação, que, em nossa sociedade, determina a formação de opiniões e valores, desempenhando assim um papel central na organização social e política. Em nível nacional, apenas seis grupos recebem quase 90 % do faturamento dos meios de comunicação de massa. Na maior parte do Brasil, a situação mais comum é a de monopólios regionais que associam em uma mesma família, ou grupo, a propriedade de praticamente toda a comunicação, o controle da política local e os cargos de representação federal. A possibilidade de manipulação é total. Além disso, organizados como empresas capitalistas privadas, os meios de comunicação têm clientes, aos quais vendem um produto. Os clientes são outras empresas capitalistas desejosas de anunciar, e o produto vendido é a audiência. Estabelece-se assim uma concorrência que nivela a programação por baixo, empobrecendo notoriamente o conteúdo das mensagens transmitidas. A submissão dos meios de comunicação à lógica das mercadorias faz com que a informação, a política e a cultura se submetam a mesma lógica. Para libertar o potencial criador, reestabelecer a autenticidade na comunicação, garantir o pluralismo e difundir valores positivos para a sociedade, a rede de rádios e televisões deve ser reorganizada na forma de um espaço público, sob controle da sociedade."

Extraído da Cartilha Nº 10  da Consulta Popular

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