17 de junho de 2010

Julgamento da História - D. Pedro I

Nome: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, dito Dom Pedro I

Ano de nascimento: 1798
Ano de óbito: 1834
Origem: Queluz, Portugal
Principais feitos: Proclamou a Independência do Brasil
Acusação: Ter proclamado uma independência de interesses e ter sido um péssimo imperador
Data que iniciou o julgamento: 17/6/2010







COM A PALAVRA A ACUSAÇÃO

* O mau exemplo de Dom Pedro começou bem cedo, com suas várias mulheres, (afinal de contas,o fulano era um galinha inveterado) chegou ao ponto ridículo de afastar da cidade uma dançarina, Noemy Tierry, depois dela perder um filho seu e dele ter se casado com a arquiduquesa Leopoldina (a qual tinha já uma baita galhada na cabeça por parte das farreadas dele).
* Dom João IV, prevendo a Independência do Brasil, deixou claro que ela jamais foi um ato de heroísmo: "Pedro, se o Brasil se separar de Portugal, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para algum desses aventureiros."
* A cena da Independência do Brasil foi alterada para que retratasse um belo ato de heroísmo. A primeira mudança foi que o Ipiranga não chegava a ser nem um rio, era na verdade um riacho. E Dom Pedro jamais esteve sentado naquele belo cavalo branco, na verdade a Independência foi proclamada sobre o lombo de um jumento.
* Passou por situações contraditórias, pois lutava contra o absolutismo de seu irmão Miguel em Portugal e era um absolutista no Brasil que mandava reprimir severamente manifestações, inclusive com a pena de morte.

COM A PALAVRA A DEFESA

* Teve sua educação limitada, pois os homens que dela cuidavam não acharam prudente que o filho de um soberano absoluto viesse a estudar demais em uma época de tantas idéias liberais e antiabsolutistas. Isso influiu em alguns de seus futuros erros.
* Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil, ato que foi considerado bravo e heróico por muitos brasileiros e é comemorado até hoje.

COM A PALAVRA O JÚRI



A Independência do Brasil e Dom Pedro, podem ser considerados, respectivamente, um ato de bravura e um herói nacional?








Nenhum comentário: