Ano de nascimento: 1900
Ano de óbito: 1938
Origem: Serra Talhada, Pernambuco. Brasil
Principais feitos: É considerado herói por muitos brasileiros e Rei do Cangaço pelo povo nordestino
Acusação: Não merecer o título de herói nacional
Data que iniciou o julgamento: 17/6/2010
COM A PALAVRA A ACUSAÇÃO
* Lampião jamais teve uma grande formação política, era o capeta em pessoa , de tão ruim que ele era, do tipo que atirava primeiro para perguntar depois, e nunca procurou usar sua valentia para mudar verdadeiramente a vida do povo do sertão. Preferia fazer alianças com chefes políticos, protegendo os interesses de fazendeiros.
* Durante a Coluna Prestes, foi contratado por Padre Cícero para lutar contra ela e não deixar que ela levasse informações que pudessem enfraquecer as oligarquias e levantar o povo contra o governo injusto e atrasado.
COM A PALAVRA A DEFESA
* Lampião teve uma infância conturbada, marcada pela violência do sertão nordestino e por brigas entre famílias, enfrentou todos esses problemas e conseguiu se tornar um homem que caiu na graça de muitíssimos nordestinos.
* Sua coragem, bravura e vida intensa caracteriza muito o valente povo do Nordeste.
* Lampião foi uma figura importante para a cultura brasileira, atribuem-se a ele várias poesias e composições populares. Seu nome é sempre constante na literatura de cordel.
* Os membros de seu bando, perfeitamente organizado e disciplinado, não podem ser chamados de bandidos incultos, pois muitos eram poetas e compositores populares.
COM A PALAVRA O JÚRI
Lampião é verdadeiramente um herói nacional?
Um comentário:
Postar um comentário